Quem Somos

HISTÓRICO

 

Em 1982, já estando estabelecidas neste recanto mineiro algumas famílias de bravos agricultores vindos de várias localidades da região Sul do país, em busca de melhores condições de vida para seus filhos, começaram a desbravar a região com muita dificuldade, pois todos eram de famílias humildes e de baixo poder aquisitivo. Esta dificuldade trouxe a idéia e a necessidade de se unirem para viabilizar as atividades comerciais. Assim, em 30 de julho de 1982, fundaram a COOPERATIVA AGROPECUÁRIA PIONEIRA LTDA. – COOAPI.

A partir da sua fundação, a COOAPI começou a atuar com agilidade conseguindo recursos para adquirir insumos e fornecer aos seus associados. Desta forma, puderam plantar suas lavouras com os nutrientes exigidos pela terra e, mais tarde, comercializar a produção.

Com a ida dos funcionários da Ruralminas para Belo Horizonte, a COOAPI ficou responsável pelo fornecimento de água e energia elétrica para a população chapadense. Mas suas funções junto à comunidade foram além, pois na época não havia prefeitura ou outro órgão público para atender as necessidades da comunidade local. Então a COOAPI passou a atuar em todos os setores da sociedade: Posto Telefônico instalado com seus próprios recursos para atender a todos; seus carros eram usados como ambulância para levar os doentes para as cidades vizinhas; em alguns casos, até remédio chegou a fornecer às pessoas mais carentes, pois não podia fugir de sua maior função que era e continua sendo de fornecer insumos para o plantio e facilitar as condições comerciais de grãos dos seus associados.

A COOAPI, juntamente com seus cooperados, passou por várias crises devido a algumas frustrações de safras, ora pela falta de chuva, ora por pragas que atacavam as lavouras e estas não produziam quase nada, mas não desanimou e, juntamente com seus sócios, construiu uma estrutura capaz de armazenar sua produção: três armazéns com capacidade de armazenar 250.000 (duzentos e cinqüenta mil) sacas, estrutura que está ficando insuficiente e está sendo ampliada, já que a área de plantio é bem considerável: são 15.000,00 ha (Quinze mil hectares) de soja, 300,00 ha (trezentos hectares) de milho, 200 ha (duzentos hectares) de arroz e 12.000,00 ha (doze mil hectares) de sementes de forrageiras.

Hoje, a COOAPI encontra-se em pleno crescimento graças à persistência, à luta, à boa administração e acima de tudo à certeza que sempre teve de que neste lugar, antes tão desconhecido, faria história e seria destaque no cenário estadual e nacional, por causa do seu potencial produtivo, já que comercializa com grandes Multinacionais, e por causa da sua gente, do seu potencial ecológico e turístico.

A COOAPI tem orgulho de ter sido a grande alavanca para que Chapada Gaúcha chegasse onde chegou e se sente realizada por fazer parte da história do município e região.

 

Informação Importante

A COOAPI conta hoje com 50 colaboradores diretos, possui estrutura de armazenagem com capacidade para 13.800 toneladas. Entre outros negócios da cooperativa, destaca-se a produção de sementes forrageiras de capim e beneficamente de arroz.

As práticas de manejo de cultivo também passam por constantes evoluções. Agrônomos são contratados e prestam orientações técnicas aos associados, que melhoram a tecnologia aplicada. "Isso já surtiu efeito na safra 2007/2008, quando a média de produção foi de 45 sacas/ha". Para safra 2008/2009 estima-se um aumento em torno de 20% da área de cultivo de soja, totalizando em torno de 18.000 hectares. A área agricultável hoje, entre soja e capim, é de 35.000 hectares, com potencial para chegar aos 70.000 ha. "Queremos crescer com responsabilidade social e ambiental", afirma o presidente da COOAPI.

Online

Temos 3 visitantes e Nenhum membro online

Entre em contato

(38) 3634-1104

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Chapada Gaúcha MG - Av. Getulio Vargas 41 Centro CEP: 39.314-000