Agricultura e meio ambiente

Agricultura e meio ambiente

Plantio direto de Soja na palha do capim.

A COOAPI incentiva a seus cooperados, através do seu departamento técnico, o cultivo utilizando o sistema de plantio direto. O plantio direto é um sistema diferenciado de manejo do solo que visa diminuir o impacto da agricultura e das máquinas agrícolas (tratores, arados, etc.) sobre o meio ambiente. Este sistema traz diversos benefícios que diminuem os custos de produção e o impacto ambiental, como a maior retenção e  infiltração de água no solo, evitando erosão, perda de nutrientes e assoreamento de rios. Além disso, enriquece o solo mantendo a matéria orgânica na superfície. Assim, ocorre a reciclagem natural dos nutrientes pela decomposição da matéria orgânica.

Plantio direto de Soja na palha do capim.

Com o advento do plantio direto, a agricultura inovou suas práticas de produção compatibilizando aumento da produção com proteção ao meio ambiente.

Campo de Semente de Brachíária Brizantha cv. Marandu

A técnica dispensa o revolvimento da terra com uso de grades e arados e trabalha com rotações de culturas, aumentando a matéria orgânica. A semeadura é feita na palha da cultura anterior, o que impede a queima da área. Sem a massa vegetal queimada, o dióxido de carbono (CO2) não é liberado. Além de promover o sequestro de dióxido de carbono da atmosfera, o plantio direto é exemplo de agricultura conservacionista, com preservação da qualidade dos recursos naturais, como água e solo.

 

Online

Temos 10 visitantes e Nenhum membro online

Entre em contato

(38) 3634-1104

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Chapada Gaúcha MG - Av. Getulio Vargas 41 Centro CEP: 39.314-000